Ainda sobre Torcidas Organizadas

Por: Renato Corrêa

Resposta ao post do jornalista Gian Oddi, em seu blog pessoal.

Na postagem, Gian acusa as torcidas de serem uma espécia de “Câncer Organizado” e mostra sua opinião em alguns pontos.

Minha resposta, revisada abaixo, pode ser vista nos comentários.

Oddi, boa tarde. Achei esta postagem devido a um link que me enviaram.

Se me permite, comento alguns pontos que considero fundamentais.

Você disse: “o fato de duas torcidas desse mesmo time saírem se espancando é mais uma das inúmeras provas de que as torcidas organizadas, em geral, agem motivadas por coisas que pouco têm a ver com um clube de futebol.”

O fato de duas torcidas desse mesmo time saírem brigando, não significa — muito menos prova — nada sobre as torcidas organizadas de modo geral. Generalizar qualquer atitude isolada como traço característico (sem a devida pesquisa e comprovação) de entidades não ligadas ao fato em si, é puro e simplesmente preconceito.

Se você dissesse, provando, que 95% das torcidas organizadas brigaram entre si esse final de semana, aí sim talvez pudéssemos dizer que, em geral, as torcidas organizadas são motivadas por coisas que levam a tais atitudes, nestes contextos específico.

“Em Florianópolis, também neste domingo, Marcos Assunção, jogador de cujos pés saem quase todos os gols do Palmeiras no Brasileiro, foi xingado pela principal organizada do clube, assim como o técnico Felipão.”

O torcedor é livre e qualquer pessoa, que tenha o mínimo conhecimento sobre o funcionamento de uma torcida organizada, sabem que dentro de uma mesma torcida, pessoas divergem de opinião. Todos que vão ao estádio são livres para criticar, xingar, resmungar ou cornetar.

Talvez as T.O.’s tenham maior influência sobre o clube pois estão presentes em mais jogos, diferentemente do torcedor “normal”. Se as organizadas não existissem, centenas de jogos por ano teriam público patético. Mais de 80% dos torcedores organizados vão a, pelo menos, um jogo por semana. E o torcedor “normal”, como você mesmo disse?

Sobre a pesquisa que você citou — gostaria de poder ve-la, claro:
É evidente que o senso comum atribuirá a violência as organizadas. É o que a mídia, com seu jornalismo marrom — também evidente neste post — diz todo santo dia. É o que a televisão diz, é o que o jornal grita.

A violência não é reflexo da suposta liberdade que você diz ter as organizadas, por omissão do poder público.
A violência É SIM reflexo do abandono do poder público de questões primordiais que envolvem o futebol.
Culpar as torcidas organizadas pela violência é apenas culpabilizar o cidadão pela própria omissão que sofre. É argumento típico do pensamento superficial — que, mesmo não cabendo este assunto no reply, tem sua origem no mito do self-made men, mesmo tipo de argumento para justificar que pobre é pobre por que quer e que, caso ele se esforçasse, seria rico.

O problema do Brasil, Oddi, não é das organizadas. O problema do Brasil é tratar como palhaçada questões primordiais, como por ex. segurança em eventos, de forma leviana, utilizando-se de culpabilização (chame de “arrumando bodes expiatórios”) para negar a própria responsabilidade nestas situações.

Edit: Excelente postagem no site do da torcida organizada Dragões da Real sobre o mesmo tipo de críticas. Leiam!
Recomendo a leitura. Independente do time que torcem e se são, ou não, simpatizantes desta organização.
http://dragoesdareal.com.br/site3/index.php?option=com_content&view=article&id=8292:por-que-so-culpam-as-torcidas-organizadas&catid=4:noticias-da-dragoes&Itemid=7

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Ainda sobre Torcidas Organizadas

  1. Lanarsa disse:

    E eu achando que comentava demais nos posts alheios.

  2. Van disse:

    Culpar as torcidas organizadas pela violência é apenas culpabilizar o cidadão pela própria omissão que sofre. (concordo em gênero, número e grau.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: